≡ Formação Pedagógica de Formadores

Objectivos

  • O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos indivíduos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências do mercado de trabalho
  • Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal
  • Caraterizar os contextos/sistemas da Formação profissional em Portugal
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente á sua prática
  • Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação
  • Planificar unidades de formação partindo das orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização
  • Formular adequadamente objetivos pedagógicos
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, público-alvo e contexto de formação
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil á sua prática pedagógica e integrante do sistema interativo de avaliação da formação
  • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada
  • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do individuo adulto
  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação
  • Refletir sobre os sistemas de formação
  • Desenvolver uma analise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao técnico-pedagógico e/ou organizacional

Destinatários

  • Detentor de cursos Superiores e todos aqueles que pretendam habilitar-se pedagogicamente ao exercício da função formador, desde que tenham 5 anos de experiência profissional comprovada em componentes de natureza mais operativa.

Duração

  • 90 horas