≡ Criação de conteúdos para e-learning

Objectivos

  • Criar objetos de aprendizagem utilizando ferramentas de autor de acordo com as normas SCORM, Wikis, blogs, podcasts e o Second Life
  • Conhecer o conceito e-learning e o respetivo enquadramento no contexto EAD
  • Conhecer e caracterizar as normas SCORM
  • Identificar as características de um objeto de aprendizagem segundo as normas SCORM
  • Identificar e caracterizar as funcionalidades do e-learning
  • Conhecer os aspetos relevantes para a configuração de um modelo de instrução
  • Conhecer os principais erros que presidem a conceção de conteúdos em e-learning
  • Identificar os aspetos fundamentais para a elaboração de um storyboard
  • Distinguir uma página ecrã de uma página scripto
  • Conhecer as características de uma página ecrã e respetiva distribuição da informação
  • Conhecer a importância da retórica da cor na conceção de conteúdos formativos
  • Identificar e aplicar os critérios na utilização da cor nos conteúdos formativos
  • Conhecer, explorar e utilizar ferramentas de software open source e gratuitas (3D, imagens, animação, vídeo e áudio) para a construção de conteúdos em e-learning
  • Conhecer o conceito de ferramenta de autor (authoring tool)
  • Distinguir uma ferramenta de autor proprietária, livre e gratuita
  • Explorar e utilizar versões demo de ferramentas de autor
  • Explorar e experimentar ferramentas de “rapid learning”
  • Conhecer a relevância do “really simple syndication” (RSS) na formação online
  • Criar conteúdos utilizando wikis, o blog e o postcasting
  • Conhecer e caraterizar um LMS (Learning Management System) e um LCMS (Learning Course Management System)
  • Conhecer as funcionalidades de uma plataforma
  • Distinguir plataformas proprietárias, de código aberto (open source) e gratuitas
  • Conhecer as plataformas Moodle, Atutor, Claroline e Ganesha
  • Identificar os requisitos para a existência de interatividade nos conteúdos em e-learning
  • Conhecer os benefícios da simulação na formação profissional
  • Identificar boas práticas em simulação aplicada ao e-learning
  • Explorar o Second Life na formação

Destinatários

  • Este curso destina-se a gestores e técnicos de formação, formadores profissionais, professores, estudantes da área das novas tecnologias e todos os interessados em criar conteúdos de formação para disponibilização online.

Duração

  • 14 horas